A lição do bambu

18/10/2015


"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11)

Podemos aprender muitas coisas com os bambus que vão edificar a nossa vida espiritual.

1) Humildade diante da soberania de Deus. O bambu é resistente nas tribulações, pois ele se curva com o vento, ao contrário de outras árvores que não se curvam e acabam quebrando. A igreja de Jesus cresce quando está de joelhos, se humilhando diante de Deus. O seu lugar diante das crises e das lutas é de joelhos.

2) O bambu não é facilmente arrancado, pois o tamanho da raiz do bambu é o mesmo da sua altura. A sua raiz espiritual tem que ser tão profunda quanto a sua altura. Vivemos hoje em um tempo de muita superficialidade, não queremos nos aprofundar em nada, e isso pode destruir a nossa vida espiritual quando vem a tribulação.

3) O bambu nunca está sozinho, sempre está no meio de um bambuzal. Sozinho ele seria uma presa muito fácil, mas unidos eles são resistentes. Você não deve estar sozinho, mas no meio de uma comunidade de fé, pois só assim você terá força espiritual.

4) O bambu não cria galhos, pois toda a sua força está direcionada  para crescer para o alto. Ele não perde tempo nem forças com coisas que não o levarão para o alto. Nós não podemos perder o nosso foco de ir para o alto, em direção a Jesus. Precisamos deixar tudo aquilo que não edifica, que não nos ajuda a chegar a Jesus, e direcionar toda a nossa força para isso. Quais são os galhos que você tem que deixar?

5) O bambu é cheio de nós. Como o bambu é oco, ele sabe que são os nós que o fortalecem. As dificuldades da vida são importantes para o nosso crescimento, e nos dão forças para crescer. São elas que nos ensinam que não somos tão fortes como pensamos, mas que dependemos de Deus, pois Ele é o Todo Poderoso.

6) O bambu é oco, ele é vazio em si mesmo. Precisamos ser humildes como o bambu, ser vazios de nós mesmos, para que Deus possa nos encher. Não dá pra crescer em direção ao alto cheio de si mesmo.

7) O alvo do bambu é o alto, e não produzir formosura. O seu alvo não tem que ser disputar com o outro, mas olhar para o alto e ir em direção a Jesus. A sua promessa está no alto, e não no mundo.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal