Ouça esta mensagem

 

5 passos para o sucesso

26/07/2015


"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Salmo 32:8)

Sabemos que são 5 os ministérios. Também são 5 os passos para o sucesso: inteligência emocional, foco, marca, alianças e pequenas coisas.  Precisamos desenvolver atitude, para sairmos da inércia e termos uma vida bem sucedida. Não adianta só ouvirmos teorias, precisamos colocar a palavra de Deus em prática.

O primeiro passo é a inteligência emocional, e a melhor maneira de desenvolve-la é através do erro, do fracasso. Quando você passa a estudar e relembrar seus fracassos, você entende quem você é, pois o maior responsável pelos seus fracassos é você mesmo, e não os outros nem a crise. Pedro fracassou quando tentou andar sobre as águas, quando deixou o diabo colocar palavras no seu coração e quando negou Jesus. Mas ele não deixou o fracasso tomar conta de si, ele se arrependeu, aprendeu com os erros e superou-os, tornando-se um dos principais apóstolos de Jesus.

O segundo passo é o foco. Você precisa colocar a sua vida em foco, pois o diabo sabe que, para te desviar do caminho de Deus, basta tirar o seu foco. Foco é seguir o caminho até o sucesso, sem se desviar dele.

"E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?" (Mateus 26:47-54)

Dois exemplos de foco nesse texto: Jesus continuava amando Judas, mesmo sabendo que ele o estava traindo, e pede pra Pedro guardar a espada, pois ele sabia que o propósito de Deus precisava ser cumprido.

O terceiro passo é a marca. Você precisa ter clara a sua marca, a sua identidade.

"E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." (Gênesis 32:22-28)

Jacó era um usurpador, mas passou a ser Israel, homem que luta com Deus. A sua luta não é contra carne e sangue, é uma luta espiritual. Ele passou a ter uma marca na coxa, para todos saberem que ele lutou com Deus. Você precisa ter a sua marca.

O quarto passo é aliança. Você precisa ter relacionamentos saudáveis, com pessoas sadias. Quando você se relaciona com pessoas que não são saudáveis, o produto desse relacionamento não é saudável.

O quinto passo são pequenas coisas. Ficamos focados em realizar grandes obras, mas são nas pequenas coisas que Deus se manifesta. Esteja atento para as pequenas coisas, para os pequenos gestos, e realize a vontade de Deus neles.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Fernando Erthal