Ouça esta mensagem

 

Fé ou incredulidade

10/05/2015


“Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.” (Hebreus 11:11)

“E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.” (Gênesis 18:9-15)

“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.” (Romanos 4:18-21)

Deus tinha um propósito especial na vida de Abraão e Sara. Na circunstância em que eles estavam, era difícil de acreditar que eles pudessem ter um filho. Mas Abraão teve fé, ele não duvidou, ao contrário de Sara. A falta de fé te distancia de Deus, é incredulidade. O anjo repreendeu Sara por ela ter duvidado, pois onde há dúvida não há milagre. Hoje nós enfrentamos esse mesmo desafio: o de crer que Deus cumprirá o Seu plano na nossa vida, e não duvidar. Precisamos conhecer o Deus do impossível, não basta viver uma vida cristã normal, precisamos crer no sobrenatural de Deus. Existe o tempo do milagre, e precisamos ter fé para aguardá-lo. Não podemos fazer como Sara, olhando para as circunstâncias, precisamos olhar para Deus, e crer que Ele é fiel para cumprir o que prometeu. Depois de ser repreendida pelo anjo, Sara creu, e o milagre aconteceu, mudando toda a sua história. Por isso, ela entrou para a galeria dos heróis da fé.

“E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte. Então Manoá orou ao SENHOR, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim o outro dia me apareceu. Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou. Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?” (Juízes 13:2-12)

Manoá não duvidou, ele creu em Deus, e estava preocupado em saber como deveria criar Sansão para que a promessa de Deus pudesse ser cumprida em sua totalidade. Para Deus não existe nada impossível, se você acha alguma coisa impossível para Ele, então a sua fé ainda não alcançou o nível necessário. É preciso desenvolver a sua fé.

“Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” (Lucas 1:30-38)

Quando Deus tem um propósito para nós, precisamos responder como Maria, com submissão, e não com dúvida e incredulidade. Maria entendeu o chamado que Deus tinha na vida dela, e creu. Deus quer que a gente se arrependa e reconheça que somos servos. Precisamos ser humildes para buscar o cumprimento do propósito de Deus, e não a nossa própria vontade. Você está cuidando mais dos seus interesses ou dos de Deus?

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido