Ouça esta mensagem

 

Amor: a coisa mais importante

26/04/2015


“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.” (Marcos 12:28-34)

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.” (I Coríntios 13:4-8)

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossensses 3:13-14)

A Bíblia nos ensina a zelar pelos nossos irmãos, para termos amor por eles. Mas quem tem tempo para zelar pelos irmãos hoje em dia, com todos os afazeres que temos? O amor deveria ser o mais importante em nossas vidas, acima de todas as outras coisas. Se você se revestir de amor, você conseguirá perdoar os irmãos, pois é o amor que nos mantém unidos. Mas o que é esse amor que a Bíblia se refere?

“Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (I João 3:18)

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (I Coríntios 13:1-3)

Os homens avaliam uns aos outros por padrões humanos, mas Deus não faz assim. Deus julga através do amor, ou seja, Ele avalia se temos amor no que estamos fazendo, e não a obra em si.

“E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.” (Ezequiel 33:31-32)

Suas obras para Deus não podem ser interesseiras, elas precisam ser feitas por amor. A recompensa virá, mas o nosso coração não pode estar nisso, ele tem que estar no amor, por Deus e pelo próximo. O amor bíblico, o qual Jesus e Paulo se referem, é um compromisso abnegado, é uma escolha, é benevolência invicta (que nunca perde), é uma boa vontade incontestável, que não pede nada em troca. Não podemos viver este amor na nossa própria força, pois ele é um fruto do Espírito, e só pode ser vivido através do Espírito Santo.

Que Deus nos abençoe!

Paulo Henrique (Comunidade Cristã Videira)