Ouça esta mensagem

 

Cegueira espiritual

01/03/2015


“Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” (João 9:35-41)

“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10:46-52)

O homem, sem a presença de Deus, se exalta. Mas Deus resiste àquele se se exalta, e dá graça aos humildes. Hoje pedimos muitas coisas a Deus, coisas que não são realmente importantes, apenas desejos. Bartimeu pediu a Jesus aquilo que era realmente necessário. Nós hoje fazemos orações estranhas, pedindo coisas irrelevantes, quando deveríamos estar nos humilhando verdadeiramente diante de Deus. A fé de Bartimeu não estava no desejo de ser nem de ter. Ele precisava daquela cura para conseguir ver Jesus, seguir Jesus e ser um testemunho vivo e poderoso de Jesus.

“Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.” (Lucas 18:38-43)

Os cristãos hoje têm se calado, não dão mais testemunho de Jesus, não trazem mais luz para as trevas. Bartimeu não se calou antes de ser curado, e depois deu ainda mais testemunho do que antes. E muitos reconheceram a glória de Deus através da sua vida. Nosso desejo não deve ser para o nosso deleite, deve ser para ver o Senhor. O que você quer que Jesus te faça hoje?

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido