Ouça esta mensagem

 

Realinhando expectativas

16/11/2014


“Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.” (João 13:33-38)

De tempos em tempos precisamos realinhar as nossas expectativas, algumas vezes inclusive de maneiras diferentes. Existem vários vilões que tentam desalinhar aquilo que Deus tem para nós. Isso faz com que os seus desejos e até mesmo seus princípios sejam desalinhados. Um deles é o tempo. A expectativa de Pedro era de que Jesus estabelecesse seu reino naquele tempo. Mas esse não era o intento de Jesus, e suas expectativas foram desalinhadas. Para você estar alinhado com Deus, você precisa reconhecer que é humano, e que a sua natureza humana desvia naturalmente as suas expectativas com as de Deus, e por isso você precisa realinhar suas expectativas de tempos em tempos.

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.” (João 14:1-7)

Se você quer estar com Jesus você precisa estar e permanecer no caminho, realinhando-se constantemente para não desviar dele. Você precisa permanecer no caminho apesar das decepções e desilusões. Para permanecermos, é preciso reconhecer que Jesus é tudo de mais precioso e valoroso que temos.

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Fernando Erthal