Ouça esta mensagem

 

Preocupação e ansiedade

02/11/2014


“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)

Muitos pedidos que fazemos a Deus são atendidos, mas muitos outros não são. Algumas pessoas acham que Deus tem que atender tudo o que pedimos, mas Ele quer nos ensinar coisas importantes quando não atende a nossa vontade. Jesus ali queria ensinar Marta que as preocupações dela eram uma escolha, e não obrigação. Maria escolheu estar aos pés de Jesus, mas Marta não. O mundo hoje está tirando o nosso tempo, dando-nos muitas preocupações e fazendo com que fiquemos contentados com pequenos contatos com Deus. Mas isso impede o nosso entendimento completo da voz de Deus, pois é preciso tempo e dedicação para buscar a Deus. O grande mal do nosso tempo é a ansiedade, e precisamos nos livrar dela para conseguir estar aos pés de Jesus. A ansiedade causa cansaço e abatimento do coração. Não viver ansioso e preocupado é uma escolha que precisamos fazer hoje.

“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.” (Provérbios 12:25)

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:25-34)

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7)

A ansiedade acaba com a fé, pois significa falta de confiança.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido