Ouça esta mensagem

 

Restauração dos ossos secos

28/09/2014


“(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17)

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.” (Ezequiel 37:1-9)

Nosso Deus vivifica os mortos. Não importa o que você está passando ou se você se sente como um morto. Ele tem poder para te restaurar. Deus fará isso com a Sua igreja, Ele trará mudanças, restaurará posições, trazendo o vento do Espírito Santo sobre nós. Quando você alinha a sua vontade com a vontade de Deus, Ele faz isso: faz crescer nervos (sensibilidade, amor).

“Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim.” (Oséias 13:5-6)

Muitos cristãos estão secos, pois cavaram cisternas rotas, que não retém águas. A sequidão é consequência da independência de Deus, quando você decide ser dono do seu próprio nariz e andar nos caminhos do seu coração. O segredo é manter a fé em Deus, e não apenas recebê-la. É permanecer em Deus e dizer “não” ao mundo. O próximo passo depois de restaurar os nervos é restaurar a carne. A carne é a sua personalidade espiritual, é a força renovada para permanecer fiel em Deus.

“A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.” (Salmo 142:5)

“O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.” (Salmo 162:5)

Depois dos nervos e da carne, o próximo passo é ser revestido de pele. A pele são as vestes de santidade, de mudança de atitudes, conversão, que ouviu as advertências do anjo da igreja de Laodiceia: vestes brancas para cobrir a sua nudez. Não adianta pertencer a uma igreja, Deus quer que você tenha a mente de Cristo, pois quem vive na carne não pode agradar a Deus. O revestimento de pele é também a renovação de conduta.

“E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.” (Ezequiel 37:10-11)

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” (Jó 14:7-9)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido