Ouça esta mensagem

 

Libertando-se da culpa

13/07/2014


“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:8-14)

É a graça de Deus que nos liberta da culpa. A lei nos leva a conhecer o que é o pecado, o que gera culpa. Mas a graça leva ao perdão, nos absolvendo da culpa. Quando levaram aquela mulher que ia ser apedrejada a Jesus, ele não apontou os pecados dela, mas ofereceu o perdão. A lei é boa, mas Jesus cumpriu a lei e nos absolveu da culpa da lei. A misericórdia triunfa sobre o juízo. A lei não tem poder de justificar o homem, a graça sim. A nossa justiça própria procede da lei, e se você depender dela nunca ficará livre da culpa. Conhecer a graça é entrar em um nível maior de amor e perdão. Se nós não sentimos o perdão de Deus, não conseguimos perdoar os outros. Por isso, a transformação só pode vir através do amor. Toda pessoa cheia de justiça própria carrega muita culpa, e a culpa nos afasta do amor de Deus. A lei é importante, mas temos que viver pela graça, para que não aja culpa nem acusação. A graça te leva a amar mais a Deus, pois valoriza o sacrifício de Jesus. Pela graça, podemos nos consertar no presente para garantir o nosso futuro. Para amar muito é preciso perdoar muito.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;” (Mateus 6:9-12)

Deus está trabalhando na sua salvação, por isso você precisa perdoar.

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? (...) Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” (Mateus 18:21,32-35)

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13)

Quando você vive a superabundante graça de Deus, você perdoa os pecadores incondicionalmente e os converte através do seu testemunho.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido