Ouça esta mensagem

 

Reverência, humildade e serviço

06/07/2014


“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:1-8)

Deus vai restaurar a sua igreja para que ela comece a se acostumar com o sobrenatural. As coisas hoje estão tão frias que os cristãos estão até articulando com o pecado. Isaías foi profetizar a um povo que não daria ouvidos a voz de Deus, assim como hoje muitos cristãos não querem dar ouvidos. Isaías teve uma visão de Deus que o capacitou para falar aquela mensagem. Hoje, muitos têm falado de Deus sem conhecer a Deus. As pessoas têm sido irreverentes a Deus e sem temor, exatamente como Pedro afirma que seria no final dos tempos.

“E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.” (Gênesis 9:20-25)

As asas que cobriam o rosto significam temor e reverência. A maldição veio porque Cão não teve reverência a seu pai, que era sua autoridade. Ele não teve temor, assim como muitos hoje não tem temor com Deus nem com as autoridades terrenas, pois toda autoridade é instituída por Deus. Você precisa restaurar o seu temor e reverência a Deus.

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105)

As asas que cobriam os pés significam humildade, renunciar os seus próprios caminhos. Há caminhos que o homem acha corretos, mas que Deus condena. Você tem que restaurar a sua dependência a Ele, saber que os seus caminhos não são os caminhos de Deus. Isso é humildade.

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

As asas que voavam significam o serviço a Deus, o seu ministério, que Deus quer restaurar na sua vida. E esse ministério precisa ser exercido na casa de Deus, sob a proteção da Igreja, que é o corpo de Cristo. Mas o segredo é perseverar, pois muitos começam, mas poucos vão até o fim.

“Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.  (...) E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. “ (João 21:3-6,15)

Jesus naquele momento estava corrigindo a rota de Pedro, colocando-o novamente no caminho correto, restaurando o seu ministério.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (II Timóteo 4:1-5)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido