Ouça esta mensagem

 

Conhecendo Deus

04/05/2014


“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:1-9)

Aqueles homens andavam com Jesus, mas não conseguiam discernir os seus planos e propósitos. Muitos cristãos hoje vivenciam os milagres de Jesus, mas não o conhecem, não sabem os seus caminhos, os seus planos e nem quem Ele é.

“Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem. E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.” (Jó 2:11-13)

Nós temos a tendência de denegrir estes amigos de Jó, mas eles vieram de terra distante para consolá-lo quando souberam que Jó estava muito mal.

“Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.” (Jó 38:3)

Jó estava cheio de perguntas, queria saber o porquê do seu sofrimento e o motivo de estar passando por tudo aquilo. Mas Deus não lhe dá nenhuma resposta, apenas mais perguntas. O que aprendemos com Jó é que a resposta para as nossas perguntas não é necessariamente dita, mas é a presença de Deus nas nossas vidas. Jó precisava conhecer a Deus e os Seus planos.

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.” (Jó 42:5-7)

Os amigos de Jó eram bem-intencionados, mas não conseguiram trazer Deus para Jó. Porém, Deus deu oportunidade deles se arrependerem e os perdoou. Não podemos ter um encontro verdadeiro com Deus sem que antes vejamos as nossas misérias e mazelas. Precisamos conhecer a Deus e ter um encontro verdadeiro com Ele.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Israel Almeida