Ouça esta mensagem

 

Quem é o seu jebuseu?

27/04/2014


“E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:3-5)

Depois de 40 anos no deserto, Josué sabe que ele vai atravessar o rio Jordão e entrar na terra da promessa. Nesse momento, Josué pede ao povo que se santifique, pois Deus faria maravilhas no meio deles. Todos nós queremos ver maravilhas, queremos ver Deus agindo em nós, na nossa família e no nosso país, mas pra isso precisamos nos santificar.

“Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne. E também outrora, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás príncipe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa. Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro. E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.” (II Samuel 5:1-10)

Este é o momento em que Davi estava sendo reconhecido como rei. E uma das primeiras coisas que ele faz depois é entrar em guerra contra os jebuseus que viviam em Jerusalém.

“Lançareis fora todos os moradores da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pinturas; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos; E tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto vos tenho dado esta terra, para possuí-la. E por sortes herdareis a terra, segundo as vossas famílias; aos muitos multiplicareis a herança, e aos poucos diminuireis a herança; conforme a sorte sair a alguém, ali a possuirá; segundo as tribos de vossos pais recebereis as heranças. Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes, E será que farei a vós como pensei fazer-lhes a eles.” (Números 33:52-56)

Existia uma ordenança de Deus para Israel destruir os moradores da terra. Para nós, esses inimigos são a idolatria e os cuidados deste mundo, que precisamos combater para que eles não nos dominem.

“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (I Coríntios 1:2)

Paulo aqui está saudando os santos, ou seja, os que foram separados do mundo pelo sangue de Jesus.

“Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje.” (Josué 15:63)

Apesar da ordem de Deus para destruir os inimigos, Josué não conseguiu expulsar os jebuseus, e eles ficaram morando em Jerusalém. Se hoje a terra de Canaã, espiritualmente, somos nós, qual é o seu jebuseu? O que está te impedindo de se santificar? Qual é o pecado ou o mundanismo que você tem que combater? Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, combateu os jebuseus que habitavam no meio deles. Apesar do Jericó que você já destruiu (grandes desafios que pareciam impossíveis), outras coisas menores continuam resistindo a sua vida espiritual, e você precisa se livrar delas.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luis Eduardo