Ouça esta mensagem

 

Esforço e coragem

16/02/2014


“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1:7-9)

Estamos habituados a receber as coisas sempre prontas atualmente. Mas a vida não é assim, precisamos nos esforçar pra conquistar e construir as vitórias. A diferença é que, quando estamos em Deus, somos guiados por Ele para alcançarmos a vitória. A falta de esforço gerou uma geração que se cansa facilmente, que não tem disposição pra superar os desafios da vida e nem tempo para buscar a Deus.

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:31-34)

Uma pessoa que vive debaixo de preocupação e ansiedade não rende o que ela pode render. Você não deve andar ansioso, pois pode confiar a sua vida a Deus, que te criou. A ansiedade prejudica o seu presente, é mais prejudicial do que útil. A preocupação demonstra falta de fé e te impede de dar atenção aos verdadeiros desafios aos quais Deus deseja que nos dediquemos. Viver um dia de cada vez evita que sejamos consumidos pelas preocupações. Quando Deus coloca um desafio diante de você é porque Ele quer que você cresça. A preocupação nos imobiliza, mas o interesse genuíno nos leva à ação.

Que Deus nos abençoe!

Pra. Gislaine Flórido