Ouça esta mensagem

 

O caminho de Deus e o caminho do homem

12/01/2014


“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. (...) O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” (Provérbios 16:1,9)

Deus está separando um povo temente e dependente dEle nesses últimos dias, mas existem também muitos que andam pelos caminhos enganosos do seu próprio coração. Como discernir se estamos andando no caminho de Deus ou no nosso próprio caminho? Se você está fazendo o que quer, provavelmente está andando no seu caminho, mas se você está fazendo o que não quer, mas Deus quer, então você está andando no caminho de Deus. Jesus disse a Pedro que, quando ele fosse maduro, seria levado pelo Espírito para ir onde ele não queria ir, pois os caminhos de Deus não são os nossos. O maior prazer de um homem de Deus é servir a Deus.

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” (Lucas 5:1-2)

Quando você tem um compromisso com Deus, não faz o que você gosta. Aqueles pescadores não tinham prazer em lavar as redes, ainda mais quando não tinham pegado peixe nenhum. Mas eles estavam fazendo a parte deles. Quando Jesus morreu, Pedro achou que seu compromisso com Deus tinha acabado. Mas Jesus ressuscitou, e encontrou Pedro fazendo o que ele fazia antes de conhecer o Senhor. Perder o compromisso com Deus é como negar a Ele. Devemos nos arrepender e reassumir o compromisso deixado, voltando ao caminho de Deus. Não se cobre nudez com desculpas, culpando os outros, se cobre nudez com arrependimento. Não há salvação sem arrependimento. A medida do seu compromisso com Deus é a medida do compromisso que Deus tem com você.

“Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.” (João 21:13-15)

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido