Ouça esta mensagem

 

Não desfaleça

24/11/2013


“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (II Coríntios 4:16-18)

Desfalecer é desmaiar, perder os sentidos, ficar insensível, apático. Antes do desfalecimento vem o cansaço. O desfalecimento emocional deixa a pessoa sem reação. O homem exterior desfalece, mas o interior se renova. Deus tem uma renovação espiritual para nós.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” (Gálatas 6:7-9)

Se você não desfalecer, você vai colher. O diabo quer que você desfaleça, para que não colha.

“Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.” (II Crônicas 15:7)

A tendência do homem, para se livrar dos problemas, é colocar a culpa em alguém. Mas Deus diz que você será aceito se proceder bem.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” (Hebreus 12:1-3)

Jesus suportou oposições para não se cansar e não desfalecer a sua alma. Deus quer que você colha o fruto do seu trabalho, mas se você desfalecer, não poderá colher.

“Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:27-31)

A renovação espiritual advém de uma vida de oração. É Deus quem renova as nossas forças.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido