Ouça esta mensagem

 

Renovando a mente

03/11/2013


“E vos renoveis no espírito da vossa mente.” (Efésios 4:23)

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Muitos cristãos hoje estão vivendo no piloto automático, mas nós precisamos experimentar uma renovação da nossa mente, para não ficarmos estagnados. Estagnar é esfriar e endurecer o coração. Assim, não podemos ver o que Deus tem para nós.

“E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. (...) Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:17-19,25-32)

Quando você não renova o seu espírito e a sua mente, você se torna insensível, o que leva à impureza e à lascívia. A renovação traz libertação, e não é possível ter avivamento sem libertação.

“Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. E ele lhes disse: Daqui a três dias voltai a mim. Então o povo se foi. E tomou Roboão conselho com os anciãos, que estiveram perante Salomão seu pai, enquanto viveu, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?” (II Coríntios 10:4-6)

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

O cristão quando fica mundano começa a agir como as pessoas do mundo: fala palavrão, se ira facilmente, fica intolerante, torna-se desonesto, falso, enfim, se conforma com este mundo. A santificação, a renovação da mente, serve para tirar o mundo de dentro de você. Não podemos nos conformar com este mundo.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Luiz Cláudio Flórido