Ouça esta mensagem

 

Semeando no Espírito

27/10/2013


“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 6:7-10)

Todo dia você semeia palavras e atitudes. O que você semeia? As palavras podem ser de vida ou de morte, e você irá colher aquilo que semear. Se você semear a palavra de Deus, certamente existirão pessoas que vão te rejeitar. Nós somos chamados a participar do sofrimento de Cristo, e isso faz parte desse sofrimento, porque também rejeitaram a Jesus. Se até Ele sofreu, quem somos nós para querermos viver uma vida sem sofrimento? Os cristãos do século XXI precisam aprender a ser como Jesus, viver uma vida de amor e paixão por Deus, amar mais a Ele do que o mundo. É preciso aprender isso e semear corretamente, pois colherão no futuro. Se você semear desonra aos seus pais, você colherá filhos que te desonrarão. Não se engane, de Deus não se escarnece. O diabo é a favor dos homens, e te encoraja a todo o tempo a viver para si mesmo, semeando na carne, ao invés de seguir o exemplo de Jesus, e semear no Espírito.

“Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos.” (Jeremias 4:3)

“Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;  E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lucas 8:11-15)

Para dar fruto é preciso morrer. Pessoas que recebem a palavra entre espinhos não estão prontas para morrer. Você pode semear o que você quiser na sua casa, no seu trabalho e na sua igreja, mas sabendo que você colherá aquilo que semear. Portanto, semeie fé, semeie no Espírito.

“E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.” (Gálatas 6:6)

“Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” (Hebreus 6:9-12)

“Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.” (Oséias 10:12)

Seja qual for a semente, Deus mandará chuva para germinar. Pelos seus frutos você será conhecido.

Pr. Luiz Cláudio Flórido