Valorizando a graça

22/09/2013


“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.” (Romanos 5:12-20)

Com o passar dos anos, nos acostumamos com a rotina de ler a Bíblia, ouvir a voz de Deus, obedecer e ser abençoado. Isso te leva à falsa sensação de que você é muito obediente e que merece ser sempre vitorioso. Mas a graça não funciona assim, existe a maldição quando desobedecemos. E a maldição nem sempre provem do diabo. Ela serve para te fazer ver o seu erro e voltar para o caminho certo. Para vencer a maldição, precisamos ir além da rotina, precisamos orar mais, aumentar mais nosso nível espiritual. Quando você ora mais de uma hora por dia, você entra em outro patamar do Espírito. Permanecer nessa rotina espiritual rasa faz com que você perca o temor.

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (I Coríntios 15:19-22)

O diabo impute o consumismo e o materialismo para que os homens se sintam infelizes, pois nunca conseguem alcançar a felicidade total nesse mundo. A nossa felicidade não pode ser de acordo com o padrão do mundo. Devemos ser felizes em toda e qualquer situação. Para Paulo, ser feliz era fazer a vontade de Cristo, por mais que seja desagradável para o mundo. Quando você está fraco, aí é que está forte. A verdadeira espiritualidade está na perseguição.

“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15:45-52)

Nós seguimos a Cristo, e não a Adão. Precisamos ser um espírito vivificante, aquele que traz vida onde há morte. Quando você é mais materialista do que espiritual, você está trocando a benção por um prato de lentilha. Deus só é amor para quem vive, entende e valoriza a graça de Deus.

“Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Coríntios 15:56-58)

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10:19-23)

Ninguém entra na presença de Deus por merecimento, mas só com ousadia e coragem. Não podemos ter medo nem consciência pesada para entrar na presença de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido