Fé inabalável

01/09/2013


Arrependimento, fé e santidade são os pilares da nossa religião. Sem esses três, não existe religião. Hoje vivemos mais pautados pela esperança do que pela fé, mas isso é errado, pois a fé é a porta da nossa religião, e não a esperança. Fé é certeza, é ação e atitude, enquanto esperança é uma expectativa. A fé é a certeza das coisas que se esperam, é a convicção de fatos que não vemos. A esperança é possível ver, mas a fé é acreditar mesmo que sem evidências. A fé gera milagres, mas a esperança gera expectativa. A fé é inabalável, pois é um dom de Deus, ou seja, vem de Deus. Temos baseado a nossa religião muitas vezes na esperança, quando deveríamos baseá-la na fé.

“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam. E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.” (Marcos 16:1-14)

Os discípulos tinham esperança em Jesus enquanto ele estava vivo. Mas, quando veio a perseguição, eles perderam suas esperanças. Jesus os exortou porque eles não tiveram fé. É preciso ter fé para se manter inabalável em Deus. Talvez você tenha perdido a sua esperança, mas procure dentro de você, pois você não perdeu a sua fé. A fé é um dom irrevogável, ninguém pode tomar de você. A sua fé é inabalável.

“Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.” (João 21:1-10)

O Senhor está te aguardando retornar da sua esperança frustrada com pães e peixes que você não pescou nem fez. O problema é que muitas vezes não o reconhecemos ou esquecemos que Ele está nos esperando, e nos despimos assim como Pedro. Restaure a sua fé!

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal