Ouça esta mensagem

 

O coração humano

04/08/2013


“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:5-10)

A Bíblia diz que todos pecaram, e também diz que o coração do homem é enganoso.

“Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal. (...) Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.” (Eclesiastes 8:11,9:3)

Uma característica do coração humano é a teimosia, é insistir em alguma coisa que não está em harmonia com Deus.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tiago 4:8)

Outra característica é que o coração humano é malicioso. Malícia é ver maldade em tudo, e quanto mais decepções na vida mais malícia você vai desenvolvendo.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:21-23)

O coração humano também é a fonte de todo o mal. Por isso, você não pode confiar no seu coração, você precisa confiar em Deus.

“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.” (Hebreus 3:12-13)

O coração humano também é fonte de incredulidade e impaciência. A Bíblia diz que é melhor o paciente do que o arrogante.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmo 51:10)

Você precisa adquirir um coração renovado. Ninguém nasce com esse tipo de coração, você tem que pedir isso a Deus. Um coração renovado é um coração puro e santo. Davi era um homem sanguinário, e pediu a Deus que mudasse o seu coração.
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:26-27)

Não adianta ser cristão se você não tiver um coração regenerado.

“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniquidade? (...) E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.” (Jeremias 4:14,24:7)

Quem é nascido e criado na igreja precisa se converter do seu coração enganoso tanto quanto um ímpio. Se você andar nos caminho do Senhor e buscar ser fiel, o seu coração será transformado. Busque um coração puro, sincero e honesto.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido