Ouça esta mensagem

 

Frustrações

07/07/2013


“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” (João 11:25-26)

O objetivo das frustrações é endurecer o coração e te tornar incrédulo. Mas Deus pode fazer milagres e te ajudar a vencer as frustrações. Marta e Maria criaram uma expectativa em torno de Jesus que foi frustrada quando Lázaro morreu antes dele chegar. Muitas pessoas hoje fazem planos em nome de Deus, quando Deus não tinha esse plano pra eles. E quando o plano não se concretiza eles se frustram e colocam a culpa em Deus. Esses são os que Jesus diz para se afastarem, pois Ele não os conhece. Mais importante do que conhecer a Deus é ser conhecido por Deus. Hoje as pessoas querem os benefícios de Deus, mas não querem viver os planos dEle.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9-10)

Esse é o início de todas as frustrações: fazer planos independentes de Deus.

“Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.” (Ageu 1:2-10)

“Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” (Mateus 13:11-15)

A expectativa daqueles homens era que Jesus implantasse o seu Reino na Terra, mas eles ficaram frustrados porque Jesus implantou o seu Reino nos homens, e não no mundo. A frustração se vence vivendo o que Deus quer que você viva. Não lamente a sua situação, celebre ao Deus que está vivo e testemunhe dEle.

“Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.” (Isaías 49:14-16)

“Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” (Jeremias 17:14)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido