Ouça esta mensagem

 

Amar como Jesus amou

30/06/2013


“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. “ (João 13:34-35)

“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (...) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24:1-3,10-13)

Como podemos amar uns aos outros se não confiarmos uns nos outros? E como podemos confiar nos outros com tantos escândalos? Precisamos perseverar até o fim, como disse Jesus.

“Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado. Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.” (Provérbios 16:6-7)

“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.” (Provérbios 3:3-4)

“Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos.” (Lucas 15:28-29)

“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10)

“E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” (Lucas 15:31-32)

O irmão mais velho não queria abrir o coração para amar o seu irmão mais novo. É mais fácil amar o salvo do que o perdido. Aquele irmão mais velho estava julgando o outro e não aceitando a sua redenção, pois seus pecados tinham sido muitos. Ele estava sendo legalista, quando deveria ter deixado o amor superar a lei. Ele se achava cumpridor da lei, e era extremamente zeloso por ela, assim como os fariseus. Muitos pensam que Deus é injusto por amar os pecadores. Devemos amar os outros assim como Jesus nos amou quando estávamos caídos. Amor não é sentimento, é atitude. O pecado do outro não é maior do que o nosso, e devemos amá-lo assim como Deus nos ama. Deus está provando o nosso amor pelo próximo, você precisa aprender a amar como Jesus te ama, começando dentro de casa, pra vencer a apostasia. Aquele que perseverar até o fim será salvo.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido