Ouça esta mensagem

 

Renovação da mente

21/04/2013


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Para experimentarmos a vontade de Deus, precisamos renovar a nossa mente. Não podemos ter os nossos valores iguais aos valores do mundo, nem podemos nos conformar com isso. Deus precisa transformar a sua mente. Isso não é lavagem cerebral, é uma mudança que tem que vir de dentro pra fora, precisa ser uma decisão própria e consciente.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:6-8)

Essa palavra é pra todos nós. Não importa o seu tempo de conversão, todos precisamos tomar cuidado com o que vemos, o que lemos e o que fazemos. Cuidado com os seus pensamentos, suas ações e os seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter.

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:1-4)

“Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei. E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester. Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4:11-14)

Neemias e Ester são exemplos de como reagir diante do caos. O fato deles estarem no palácio não os fez indiferentes ao sofrimento do povo e eles se posicionaram para cumprirem o plano de Deus. Não se deixe dominar pela imensidão dos problemas, mas lembre-se e olhe para a grandeza de Deus. Tome as atitudes certas, não fique paralisado. Faça a sua parte, e Deus agirá.

Que Deus nos abençoe.

Pra. Gislaine Flórido