Restauração de relacionamentos

24/03/2013


“E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.” (Mateus 17:9-12)

Antes da volta de Jesus, o Espírito Santo vai operar uma unção que vai restaurar todas as coisas. Não devemos temer, pois Jesus vai casar com uma Igreja restaurada. Para quebrar maldições, é preciso restaurar, fazer uma nova história. Quando João Batista veio para anunciar a vinda de Cristo, ele veio com uma unção profética. Ele veio para transformar corações através do arrependimento, e converter as pessoas a Jesus. É esta unção que vai preparar a igreja para a vinda do Cordeiro. Jesus disse que o amor de muitos ia se esfriar, haveria muitos conflitos de relacionamentos, e que nós precisamos nos manter nEle.

“E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui. E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez. Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela. (...) Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem; Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos. E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú.” (Gênesis 31:11-13,32:9-13)

O tratamento de Deus vai, no máximo, até o seu limite, pois Deus não permite provação maior do que você possa suportar. Jacó enganou seu irmão, e passou a fugir dele. Mas ele precisava superar o espírito de medo, se consertar com Esaú, e colocar um fim ao problema que ele arranjou muitos anos antes. Nós perdemos muito tempo tentando fazer as coisas do nosso jeito, quando deveríamos ouvir a Deus e deixa-Lo tratar as áreas da nossa vida que precisam ser mudadas.

“E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se. E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor. Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens. Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.” (Gênesis 33:1-10)

Quando você está devendo alguma coisa a alguém, você fica sob o espírito de temor. Se você tem uma promessa de Deus, acredite que Ele é fiel pra cumprir. Mas Ele fará isso no tempo de Deus, e isso só se dará quando você permitir que Ele comece a restaurar a sua vida e os seus relacionamentos. Você precisa que a sua família seja restaurada? Então você precisa voltar e restaurar os relacionamentos, pra que os seus familiares olhem pra você e vejam a sua face como a face de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido