Ouça esta mensagem

 

Crer contra a esperança

10/03/2013


“E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.” (Lucas 24:13-35)

Nos dias de hoje, Deus está provando a Sua igreja, pois o julgamento tem que vir primeiro para os santos, para depois poder vir para o mundo. Deus está experimentando o Seu povo no nível de fé de cada um. Por que muitas pessoas se decepcionam nessa vida? Por causa das expectativas humanas e das preocupações por causa das circunstâncias. Isso traz um esfriamento e uma falta de fé muito grande. Deus não está aqui pra suprir suas necessidades materiais, mas Ele te sustenta se você confiar nEle.

O que nos leva a perder a esperança? 1) Colocar toda a responsabilidade das nossas escolhas em Deus, e se frustrar depois quando dá errado. 2) Colocar expectativas nos resultados, pois a expectativa tem que estar na missão que Deus te deu. 3) Colocar a culpa nos outros, e não assumir responsabilidade pelas nossas escolhas. 4) Viver a vida toda empolgado com as experiências dos outros e não ter experiências próprias.

E o que nos leva a crer além da esperança? 1) Conhecer Deus de perto. 2) Sentar a mesa com Jesus é uma posição a ser tomada. Se você começa a comer as migalhas que caem da mesa. 3) Abrir os olho para ver o que Deus tem feito na sua vida.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido