Ouça esta mensagem

 

Culpa

30/12/2012


“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?” (Êxodo 2:11-13)

Por que as pessoas ferem umas às outras? Porque as pessoas dão o que elas têm, e pessoas feridas sempre ferem outras. Somos chamados para vivermos em paz, porque Cristo nos deu a Sua paz, que não é a paz do mundo. Nossa luta não é contra carne e sangue, mas mesmo assim temos uma luta. Mas essa é uma luta espiritual, e não carnal.

“O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.” (Êxodo 2:14-15)

A culpa é consequência de alguma coisa errada que fizemos e não queremos que ninguém descubra. Porém, os olhos de Deus estão em toda parte, e Ele vê tudo. Moisés matou o egípcio porque ele agiu na sua própria força, e não na força de Deus. Ele ficou guardando essa culpa e fugiu quando o descobriram. Deus precisa tratar as suas culpas para que você pare de fugir.

“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:8-10)

No nosso processo de crescimento, cometemos muitos erros e excessos. Em alguns casos, é mais fácil perdoar o outro do que a si mesmo, mas se não nos perdoarmos nunca seremos curados, estaremos sempre fugindo.

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” (Salmo 139:7-12)

Quando não há mudança na sua vida, normalmente é porque você está fugindo de Deus. E não só de Deus. Por causa da culpa, muitas pessoas fogem dentro da sua própria casa, deixando a comunicação e se afastando dos familiares, tendo dificuldade de confiar. As culpas não curadas te afastam de Deus e das pessoas. Além disso, nos últimos dias a culpa será um dos motivos do esfriamento dos corações.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

A primeira coisa a fazer pra se livrar da culpa é não se conformar com este mundo, não seguir o mundo nem os seus valores. A culpa de Moisés veio porque ele agiu conforme o mundo, e não conforme Deus. Ele quer mudar os nossos valores, para poder te livrar da culpa.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Coríntios 3:18)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido