Ouça esta mensagem

 

Perseverança

09/12/2012


“O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” (Romanos 2:6-11)

Em toda a caminhada cristã, o Senhor fala sobre perseverança. O que difere a perseverança da teimosia é que a teimosia é insistir em algo do seu coração, e a perseverança é insistir em algo que vem do coração de Deus. Quando você se converte o mundo não sai de você, é preciso passar pelo processo da santificação para que você seja limpo do mundo. Perseverar é ter uma vida consagrada, é andar no caminho que Deus tem pra você, sem se guiar pelo que Deus tem para o outro.

“Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lucas 8:11-15)

Um coração sincero e honesto vai se relacionar com outros corações sinceros e honestos. Em algumas pessoas Deus ministra especificamente a perseverança, porque são pessoas inconstantes, pois a Bíblia diz que Deus não tem prazer naqueles que retrocedem. Pessoas sinceras atraem outras pessoas sinceras, e tendem a repelir os dissimulados e inconstantes.

“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (II Timóteo 3:10-12)

Algumas pessoas têm mania de perseguição, mas esta perseguição que Paulo fala vem quando você começa a falar de Jesus.
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Pra algumas coisas que Deus falou acontecerem, existirão muitas provas, que exigirão muita perseverança. Nem tudo que Deus falou vai acontecer de imediato. Algumas exigirão muito tempo de perseverança.

“Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.” (Apocalipse 13:9-10)

É preciso confiar no caminho que Deus tem pra você e ter perseverança, e não ficar ansioso por coisa alguma.

“Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.” (Deuteronômio 1:34-36)

Josué perseverou por 40 anos, seguindo a fé de Moisés. Mas somente ele e Calebe perseveraram, todos os outros não resistiram às provações, mas eles conquistaram suas promessas por causa da sua perseverança.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido