Pense nisso

30/09/2012


“Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR.” (Zacarias 8:16-17)

Não fomos feitos para viver no deserto, mas ele nos ensina muito, pois é um lugar de esforço. O deserto é um lugar de tentação e provação, mas também de crescimento espiritual. E muitos estão no deserto porque precisam aprender a perdoar, pois o diabo está atuando muito nos relacionamentos, e fazendo que as pessoas fiquem ferindo seus queridos com mentiras. Para se proteger disso, é preciso que seja dita sempre a verdade nos relacionamentos, como diz Zacarias, não se esconda nada e não se guarde ressentimentos. Não pense mal nenhum contra o seu próximo.

“Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:6-9)

Se os pensamentos de Deus não são os nossos, o que podemos fazer para que a nossa vida seja mais coerente com a Palavra de Deus?

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

As pessoas têm pensado em tudo, menos no que a Bíblia ensina a pensar. Você precisa apagar todos os pensamentos diferentes desses, principalmente os pensamentos maus sobre o próximo. Atente aos seus pensamentos e faça uma seleção deles.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:1-15)

A santificação é um processo pelo qual o crente passa a amar mais a Deus do que a sua própria vida e as coisas do mundo. Mas pra isso é preciso uma renovação de mente. Pare de querer viver sob os padrões desse mundo e pense nas coisas que são do alto.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido