Ouça esta mensagem

 

Na porta do templo

16/09/2012


“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” (Atos 3:1-8)

Muitos cristãos passam sua vida inteira na porta do templo, como aquele coxo. Aquele coxo precisava de Jesus, mas não podia entrar no templo para conhecer a verdade, pois era proibido. Hoje as igrejas estão abertas, não é mais proibido, mas mesmo assim as pessoas continuam sentadas na porta do templo. Muitos estão fisicamente dentro das igrejas, mas seu coração está do lado de fora. Quais são os nossos impedimentos para não entrar no templo? Alguns não entram porque ficam reparando nos defeitos da igreja, mas nós não podemos atentar para isso, pois a igreja é imperfeita, ela é apenas um caminho para chegarmos a Deus. Precisamos tirar o nosso foco do homem e colocarmos em Deus. O Senhor te convida a viver a plenitude do Espírito. E aqueles que já estão dentro do templo, Deus chama para ajudar seus irmãos que estão na porta. Ajudá-los a ficar de pé, levantar os que estão caídos, levá-los para dentro do templo e apresentá-los a Jesus. O Senhor quer que estendamos a nossa mão a quem precisa. O que você tem feito com aqueles irmãos que estão sentados à porta do templo?

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.” (Lucas 4:16-19)

O Espírito do Senhor está sobre nós, pois Jesus soprou o Espírito sobre os discípulos, ungindo eles e nós a proclamar liberdade aos presos, recuperar vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar a ano aceitável do Senhor.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal