Ouça esta mensagem

 

Encontre a sua dracma

09/09/2012


“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.” (Lucas 15:8-9)

Aquela mulher fez uma coisa que nós muitas vezes não fazemos, que é valorizar todas as bênçãos que você tem. Muitos crentes quando amadurecem na fé perdem aquela empolgação inicial de buscar a Deus e fazer a Sua obra. Isso tem que ser resgatado, você não pode se contentar em ter perdido esse fogo. Você precisa fazer como aquela mulher: varrer a sua casa (tirar o que não veio de Deus) e buscar com diligência até encontrar novamente aquela fé que você já teve um dia.

“Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. (...) Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor. (...) Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).” (Habacuque 1:3-5, 3:2-3,17-19)

Deus está realizando uma obra na igreja, e Ele quer que sejamos como a mulher da dracma, que limpemos a nossa casa e busquemos a paixão por Deus que foi perdida. A dracma precisa ser encontrada! Aquela mulher não teve preguiça, ela se esforçou até encontrar. Mas pra isso, você primeiramente precisa reconhecer o que perdeu. Pense na paixão por Deus que você perdeu. Reconheça isso e busque com diligência a face de Deus até encontrar novamente. Habacuque, num tempo difícil, resgatou duas dracmas muito importantes: a dracma da alegria e a da força.

“A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens. (...) De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR. Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo: Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste. Cobriste-te de ira, e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.” (Lamentações 3:24-33, 39-43)

Se você quer buscar a sua dracma perdida, você tem que se esforçar muito mais. Se você não está mais se sentindo útil na obra de Deus é porque você precisa se esforçar para encontrar a dracma perdida.

“Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Desperta, por que dormes, Senhor? Acorda, não nos rejeites para sempre. Por que escondes a tua face, e te esqueces da nossa miséria e da nossa opressão? Pois a nossa alma está abatida até ao pó; o nosso ventre se apega à terra. Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias.” (Salmo 44:22-26)

Quando você perde a paixão você passa a pensar e querer apenas as coisas fúteis da vida. Não tem intimidade com Deus, não sabe o que é o amor pelo Reino.

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele? Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota, e fica seco, Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará nem despertará de seu sono. Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse; e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.” (Jó 14:7-14)

Essa mudança é uma dracma perdida que precisa ser resgatada na sua vida. Se você já sentiu muito a presença de Deus e hoje não sente mais nada, você precisa buscar com diligência até encontrar essa dracma. O que você fazia pra Deus e hoje não faz mais?

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido