Ouça esta mensagem

 

Identidade

26/08/2012


“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.” (Provérbios 23:7a)

Deus muda nomes, mas o diabo também. A identidade de uma pessoa é tão importante que tanto Deus quanto o diabo se preocupam com ela. Um pastor da Coreia do Sul, Paul Yonggi Cho, teve o seu nome mudado. Seu pai o deserdou porque ele escolheu amar mais a Deus do que a sua vida, e ele precisou trocar seu nome para David Yonggi Cho. Deus mudou a identidade desse homem, assim como mudou a de Abraão e a de Paulo. Gaste um tempo pensando como você se imagina. Assim como você se vê, é assim que você é. Deus quer te dar uma identidade própria, não interessa como as pessoas te vêem. O importante é você saber quem Deus é e quem você é.

“Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta. Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. E Ló disse-lhe: Ora, não, meu Senhor! Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra. Eis que agora aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, deixe-me escapar para lá (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não destruir aquela cidade, de que falaste; Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar. Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.” (Gênesis 19:10-26)

A mulher de Ló não possui nome citado na Bíblia, porque ela não tinha identidade própria. Ela recebeu uma ordem de não olhar pra trás e a ignorou. Não tinha temor de Deus e não sabia a sua identidade.

“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:13-19)

Homens de Deus a quem Deus confirmou a sua identidade são homens que possuem autoridade no mundo espiritual. Se você conhece a sua identidade, você precisa exercer a sua autoridade espiritual. Simão Barjonas significa vara inconstante, e Pedro significa pedra. Deus mudou a identidade de Pedro, dizendo ao fraco que ele era forte. Mas pra isso ele precisou saber antes quem era Jesus. Você precisa saber quem Jesus é para que ele te revele quem você é. Você precisa descobrir quem você é para que seja bem-aventurado. Tenha vida com Deus suficiente para que Ele te revele quem você é.

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” (Hebreus 10:35-39)

Existe uma carreira separada pra você, e o tempo de Deus para você assumi-la depende da sua maturidade espiritual. Pra você crescer espiritualmente você precisa descobrir a sua identidade.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido