Ouça esta mensagem

 

O Vale da Decisão

29/07/2012


“Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.” (Joel 3:9-16)

Nos últimos tempos, o Senhor será o seu refúgio. O refúgio de muitos é o shopping, a praia, etc., mas o nosso refúgio tem que ser o Senhor. Quando você tem um problema, você corre pra quem? O Senhor tem que ser o seu refúgio. O vale de Josafá é o vale da decisão, onde precisamos definir se somos de Deus ou do mundo.

“Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor. E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa, pois, à tua serva esta transgressão, porque certamente fará o SENHOR casa firme a meu senhor, porque meu senhor guerreia as guerras do SENHOR, e não se tem achado mal em ti por todos os teus dias.” (I Samuel 25:26-28)

Davi precisava perdoar o homem e guerrear as guerras do Senhor, mas o conselho sábio de uma mulher fez mudar o coração do rei. Joel estava dizendo pro povo se santificar e parar de se preocupar com as coisas do mundo, pois a nossa guerra não é contra o homem, mas contra principados e potestades. Você precisa mudar os seus pensamentos para que eles agradem a Deus e sejam de acordo com a vontade dEle, deixando as coisas do mundo e vivendo o Reino de Deus. Não pense que você não pode, pois o poder de Deus opera exatamente onde somos fracos. O Senhor quer se revelar no Vale de Josafá como o seu refúgio e fortaleza, mas você precisa tomar uma decisão.

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” (Mateus 24:36-44)

Quando alguém está para ir pra guerra, fica de prontidão. Você precisa estar de prontidão para a volta do Senhor. Está na hora dos crentes espirituais vigiarem e não se apegarem ao mundo.

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” (Apocalipse 12:10-11)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido