Ouça esta mensagem

 

Sim e amém

08/07/2012


“Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus.” (II Coríntios 1:20-21)

Por que essas duas concordâncias (sim e amém)? O sim vem de Deus e o amém vem de nós. Todas as promessas de Deus para a sua vida vêm de Deus, mas dependem do nosso intermédio para se concretizarem. Você precisa concordar com as promessas, elas tem a nossa participação. Muitas promessas não se concretizam porque as pessoas não creem, não confiam.

“Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que o SENHOR nosso Deus nos dá. Eis aqui o SENHOR teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o SENHOR Deus de teus pais; não temas, e não te assustes. Então todos vós chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir. Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem. E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao vale de Escol, e o espiaram. E tomaram do fruto da terra nas suas mãos, e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o SENHOR nosso Deus. Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do SENHOR nosso Deus. E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o SENHOR nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes. Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito; Como também no deserto, onde vistes que o SENHOR vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no SENHOR vosso Deus, Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem. Ouvindo, pois, o SENHOR a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais. Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR. Também o SENHOR se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel. E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos, que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles a darei, e eles a possuirão.” (Deuteronômio 1:20-39)

Muitos não creem nas promessas por medo do novo e porque sabem que precisarão deixar o velho. Você não pode ficar se prendendo ao passado. Enterre e esqueça as coisas que você tinha quando era do mundo, senão você impedirá o cumprimento das promessas de Deus. A incredulidade faz você achar que seus problemas são maiores do que Deus, mas isso não é verdade. Se você tiver fé, Deus combaterá os gigantes por você. A murmuração é a irmã mais velha da rebelião. As promessas que Deus tem pra você ainda estão de pé. Deus é fiel, e você?

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido