Ouça esta mensagem

 

Amigos

27/05/2012


“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” (João 15:12-17)

Deus fez o homem para ser seu amigo. Adão falhou, mas Deus achou Noé e recomeçou a humanidade através dele, para que fosse uma geração amiga de Deus. Deus prova o amor daqueles que querem ser Seus amigos, como Ele provou Abraão, João Batista e tantos outros.

“Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.” (I Samuel 13:14)

Deus escolheu um homem que era amigo dEle para governar Israel. Davi quando pecou estava sozinho na sua casa, enquanto seus amigos estavam na guerra. Ele pecou porque estava sozinho, sem nenhum amigo para o aconselhar. O diabo quer criar barreiras de separação entre as pessoas, para acabar com as amizades santas, e deixar as pessoas vulneráveis.

“Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez. E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo. E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento. (...)Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe de três; e este alçou a sua lança contra trezentos e os feriu; e tinha nome entre os três. Porventura este não era o mais nobre dentre estes três? Pois era o primeiro deles; porém aos primeiros três não chegou. Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve. Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou. (...)Asael, irmão de Joabe, estava entre os trinta; El-Hanã, filho de Dodó, de Belém; Samá, harodita; Elica, harodita; Helez, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta; Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita; Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita; Elebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos filhos de Benjamim; Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás; Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita; Eliaba, saalbonita; os filhos de Jásen e Jônatas; Samá, hararita, Aião, filho de Sarar, ararita; Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita; Hesrai, carmelita; Paarai, arbita; Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita; Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia; Ira, itrita; Garebe, itrita; Urias, heteu; trinta e sete ao todo.” (II Samuel 23:8-12, 18-21, 24-39)

Urias era um dos valentes de Davi, era seu amigo. As casas dos amigos de Davi ficavam ao redor do palácio, por isso ele viu Bate-Seba, mulher de Urias, quando ele estava descansando, enquanto Urias, seu amigo, estava guerreando. Precisamos de amigos que nos fortaleçam, e também precisamos ser amigos de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido