Amor e compromisso com Deus

20/05/2012


“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)

Estamos vivendo em um tempo que muitos professam a fé em Deus. Na Bíblia diz que muitos dirão que fizeram a obra de Deus, mas Deus dirá que não os conhece. Será que todos esses amam a Deus de verdade? Você só ama quem você conhece. E Deus não quer que você apenas o conheça, Ele quer que você tenha um compromisso com Ele. Não basta dizer que você ama a Deus, é preciso ter compromisso com Ele. É por isso que nos últimos tempos o amor de quase todos se esfriará. O amor que não se esfria é aquele que possui compromisso.

“Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:28-31)

A carga de trabalho tem sido dobrada atualmente, para que os homens se cansem e não tenham disposição para buscar a Deus. O mandamento é buscar a Deus com todas as suas forças, e não com as forças que sobrarem. Com todas as forças também significa em todos os lugares. Deus te colocou onde você está para ser exemplo. Mas não adianta apenas falar, é preciso viver o evangelho e dar bom testemunho, pois é o seu exemplo que irá levar outros a Cristo.

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (...) Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24:3,10-13)

O esfriamento do amor leva ao endurecimento do coração e ao afastamento de Deus. Você precisa ser uma pessoa constante para que o amor não se esfrie.

“E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.” (Mateus 11:12)

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I João 2:14-17)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido