Ouça esta mensagem

 

Cumprindo a missão

15/04/2012


"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9)

Pessoas que tem chamado de Deus para morrer por causa da Palavras são pessoas que tem uma vocação. Um desses foi Sansão.

"Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere. E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado. Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos. E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas. Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas. Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar. Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra. E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida." (Juízes 16:21-30)

Sansão tinha um chamado, uma vocação, mas faltava no coração dele o desejo de fazer a vontade de Deus. Muitos de nós fazemos a mesma coisa: não temos vontade de buscar a Deus, mas nos esforçamos para fazer as coisas do mundo (trabalhar, estudar, se divertir, etc.). Por que você aceita o jugo do homem e não quer o seu jugo de cristão? Sansão teve todas as oportunidades de seguir os mandamentos de Deus, mas ele preferiu brincar com o Senhor. Sansão caiu por sua própria culpa. Ele foi chamado para destruir os filisteus, mas acabou fazendo aliança com eles. E muitas vezes nós também fazemos aliança com o pecado que deveríamos destruir. Sansão aprendeu no final da vida que ele tinha que matar a sua carne para obedecer a Deus, coisa que ele já deveria saber há muito tempo, pois ele foi ungido para cumprir uma missão. Quando você dá a sua vontade para cumprir a vontade de Deus, é aí que você vence. Sansão precisou derrubar duas colunas na sua vida. A primeira era a coluna da mentira, engano e sedução, e a segunda era da sensualidade, prostituição e pornografia. Essas duas colunas prendem muitas pessoas, e precisamos derrubá-las nas nossas vidas.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido