Guarde o seu coração

18/03/2012


"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)

Como guardar o coração? Davi aprendeu a guardar o coração, ele pediu para que Deus sondasse o seu coração, porque Deus é o único que nos conhece realmente. E ele ainda pediu pra Deus mudar todos os caminhos maus do seu coração. Muitos não querem fazer isso, elas endurecem o coração quando são confrontadas. Guardar o coração é mantê-lo em Deus. Seu coração é avarento ou está com mágoas? Coloque-o na presença de Deus, você pode e deve escolher onde coloca o seu coração. Não podemos viver por emoção, por sentimento, mas precisamos viver pela fé, que é a direção da palavra de Deus.

Atitudes e sentimentos que afastam as pessoas da presença de Deus:

1) Pecado

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Se você não guardar o seu coração, o seu desejo pecaminoso se voltará contra você.

2) Medo

"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." (Gênesis 3:10)

O medo pode te afastar de Deus e te impede de cumprir o seu chamado.

3) Culpa

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos." (Tiago 2:10)

A culpa pode te levar a ficar legalista.

4) Ira

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:26-27)

A ira tem que ser mortificada como uma obra da carne, pois pode dar lugar ao diabo. Ela não pode nos levar a pecar.

5) Mágoa e ressentimento

"Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos." (Salmos 6:7)

"Porque a ira destrói o louco; e o zelo mata o tolo." (Jó 5:2)

Quem guarda ressentimento não perdoa, e pode produzir raiz de amargura.

6) Coração endurecido

"Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido." (Marcos 6:52)

"Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure." (João 12:40)

Se você não for curado do coração endurecido, você fará com os outros o mesmo que fizeram com você.

Sentimentos e atitudes que nos aproximam de Deus:

1) Santificação

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)

2) Ousadia

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa." (Hebreus 10:19-22)

3) Perdão

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:12-15)

4) Humildade

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2:3)

5) Arrependimento

"Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (II Coríntios 7:9-10)

6) Coração quebrantado

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51:17)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido