Ouça esta mensagem

 

Confiança em Deus

01/01/2012


“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra. A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz.” (Isaías 43:1-7)

O profeta Isaías fala aqui uma coisa muito importante para que, nos dias de hoje, tenhamos fé. Para andar com Deus, você precisa de fé. Ele diz que andar com Deus significa abrir mão da sua vontade e confiar plenamente em Deus para te guiar. Não será fácil, haverá perdas e dificuldades. Andar com Deus exige fé e confiança. Quem anda com Deus é precioso e honrado. Deus ama aquele que se desprende do que acha certo e se entrega para andar com Ele. Quem anda com Deus não anda em segurança, anda em insegurança, necessita confiança de que Deus está te guiando, mesmo que não entendamos as circunstâncias. O papel de Satanás é fazer com que o homem se decepcione e se frustre com Deus e com os homens, para tirar a confiança de Deus. Uma pessoa insegura não consegue andar com Deus. E quem confia em Deus não pode confiar nas riquezas desse mundo, pois não se pode servir a dois senhores.

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. (...) Então disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá, e ouvi as palavras do SENHOR vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós. Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem; Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas águas do Jordão, se separarão as águas do Jordão, e as águas, que vêm de cima, pararão amontoadas. E aconteceu que, partindo o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levavam os sacerdotes a arca da aliança adiante do povo. E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Porém os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de passar o Jordão. (...) Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.” (Josué 1:1-2, 3:9-17, 24:14)

Os principais líderes na Bíblia precisaram passar pelas águas. A passagem pelas águas é a libertação de uma opressão, a sua vida muda depois de passar pelas águas. Existem perdas sim, mas também existem vitórias. E é preciso confiar completamente em Deus. Tudo que Josué aprendeu sobre Deus foi com Moisés. Mas Moisés agora estava morto, e ele precisava superar a insegurança de perder o seu mentor. Ele confiava em Moisés, e agora ele não tinha mais em quem confiar. Por isso ele tinha que passar o Jordão, para superar a sua insegurança e passar a confiar completamente em Deus. Josué tomou uma posição, ele resolveu obedecer a Deus. Ele passou o Jordão e virou uma página da sua vida. Existem pessoas que se alimentam de depressão, de ingratidão e de ódio. Josué não guardou ressentimentos, ele não culpou a Deus. Ele passou o Jordão e deixou tudo isso pra trás. Deus não quer que nos alimentemos de coisas ruins, mas que perdoemos em todos os momentos.

“E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. (...) E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.” (Ezequiel 47:3-5,12)
As águas nos artelhos representam o primeiro amor, quando Deus está te guiando. As águas nos joelhos é quando você já tem uma atitude de servo, já não é mais criança, aprendeu a servir. O esforço nessa fase é maior. E as águas nos lombos é quando você aprendeu a se esforçar, tem domínio próprio. É preciso se esforçar muito mais, tem que ter fome e sede de Deus. Águas profundas é a vida abundante, a plenitude da vida cristã. Você nada, mergulha, na vontade de Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido