Ouça esta mensagem

 

Andar na Luz

11/12/2011


“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (...) Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (...) Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. (...) Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (I João 1:5-7,2:4-5,9-10,3:9-10,14-16)

Existem coisas na nossa vida que podemos alimentar ou deixar passar fome e morrer. O ódio é uma das coisas que precisamos matar. A forma de não se esfriar é amando e perdoando. Esta é a sã doutrina. A igreja primitiva perseverava em quatro pilares: na oração, no partir do pão, na palavra dos apóstolos (sã doutrina) e na comunhão. Precisamos ser como aqueles cristãos, precisamos estar firmes nesses quatro pilares. Temos que seguir o exemplo dos fiéis, e não dos infiéis. Quando falta amor, rompem-se relacionamentos.

“E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. (...) Mas ele se indignou, e não queria entrar.” (Lucas 15:12-13,28)

Nos últimos dias os homens serão egoístas e indiferentes. Aquele filho pensou apenas nele mesmo. E você? Ultimamente você tem pensado em ajudar os outros ou a si mesmo? Você precisa perseverar nos quatro pilares. O outro filho, quando soube do retorno de seu irmão, tratou com indiferença. Naquela família não existia amor, ninguém queria ter comunhão. Nos últimos dias Deus vai julgar as casas, e tudo que está oculto virá à luz. Vindo à luz, isso será tratado ou julgado, dependendo da sua permissão. Se você permitir tratar, não será julgado. Mas se você fechar o coração, será julgado.

“E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:6-7)

“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2:14-16)

Quem está na cruz mata a inimizade, quem está fora da cruz abraça a inimizade. Somos chamados para o ministério da reconciliação, e não para levantarmos barreiras de inimizade. Se você não tem comunhão, vive em trevas.

“E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte.” (Filipenses 3:9-10)

Deus te chama para servi-Lo na cruz, e não fora da cruz. A nova criatura não pode descer da cruz, porque é na cruz que você mata a inimizade. As pessoas hoje mudam de igreja por egoísmo, interesse próprio, inimizade, ódio, fofoca, intriga e maledicência. Tudo isso é falta de cruz. Não amar o irmão é andar nas trevas, e visitar igreja não é ter comunhão. Quem não tem comunhão com a sua igreja está andando nas trevas.

“E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (...)Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. (...) E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24:3,10,12-13)

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. (...) Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João 3:9-10,4:20-21)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido