Ouça esta mensagem

 

Orgulho

02/10/2011


“E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:7-11)

O orgulho não é uma coisa pequena. O fato de Jesus ter comentado a respeito mostra o quanto o orgulho é terrível. Ele procede de um cristianismo sem cruz.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8)

A humilhação de Jesus consistiu em não reivindicar o que era direito dEle. Essa mentalidade é a que Deus espera de nós. Quem não a tem não vive com a cruz nem com Cristo crucificado. Uma pessoa assim é inimiga da cruz de Cristo, por causa do seu orgulho. Jesus não nos dá a permissão de guardar mágoa, Ele diz que se perdoarmos os homens Ele nos perdoará, por isso não dá pra mantermos o orgulho. Hoje, a falta de temor de Deus cresce a ponto de lançar uns contra os outros. Pessoas orgulhosas têm dificuldade de se relacionar com os outros, estão sempre prontas para brigar. Se você gosta de brigar, brigue em nível espiritual, e não com as outras pessoas. Pessoas orgulhosas também não gostam de servir. Isso é um bom termômetro da sua humildade: você gosta de servir a Deus e aos irmãos? Você tem que encarar as dificuldades da vida, e não alimentar o seu orgulho. O orgulho sempre precede a queda. A desgraça está a um passo do orgulho.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Provérbios 16:18)

Quando somos orgulhosos, somos cada vez menos importantes para o Reino de Deus. Quem se considera muito importante, rapidamente pode ser colocado no patamar de um jumentinho. O orgulhoso se torna imprestável para o ministério e insignificantes para o Reino de Deus. Por Jesus ter se humilhado tanto na cruz, Deus deu a Ele um nome sobre todos os nomes. É esse mesmo princípio que diz que aquele que se humilhar será exaltado, e aquele que se exaltar será humilhado. O orgulho também produz insegurança espiritual, pessoas orgulhosas não são confiáveis nas coisas espirituais. Só as pessoas humildes são íntimas do Senhor. O caminho para a verdadeira humildade é só através de muita oração, somente através de uma decisão consciente da sua vontade, que se traduz em ações concretas e em oração.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (I Pedro 5:6-9)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido