Ouça esta mensagem

 

Vencendo o mundo

18/09/2011


“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:4-5)

Vendo a vida desses homens de Deus, percebemos que a vitória veio depois de muita luta, muita provação. Ter fé não significa que a sua vida será um “mar de rosas”, mas que você terá forças para vencer as provações. Jesus nos garante que, no meio das provações, você encontrará em Deus paz e poder para vencer. Jesus passou por muitas provações, e jamais foi vencido. Até a cruz, na vida de Jesus, significou vitória. E por crermos nEle podemos dizer que venceremos o mundo.

“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12)

A fé te leva a perseverar na provação. Deus nos garante o poder pra vencer, mas existem obstáculos a serem superados para alcançarmos a vitória. O primeiro obstáculo é a incredulidade, que é o oposto da fé. As dúvidas durante a provação trazem a incredulidade à sua vida, como aconteceu com os espias.

“Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” (Números 13:31-33)

A incredulidade produz palavras negativas, que desanimam as pessoas. Ao contrário disso, a fé produz palavras boas, que incentivam as pessoas. A incredulidade vê as dificuldades, enquanto a fé vê as dificuldades, mas também vê Deus acima delas. A fé te impulsiona a buscar soluções e a vencer. A incredulidade levou aquelas pessoas a morrerem no deserto, sem realizações.

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmo 121:1-8)

Este é o poder que você precisa para ser um vencedor.

“Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR. Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.” (Números 14:37-38)

A incredulidade mata, porque nos faz perder as oportunidades e as promessas de Deus. O tempo não pode roubar sua fé, suas convicções. Josué e Calebe mantiveram sua fé e suas convicções por 45 anos, e conseguiram realizar o seu chamado.

“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.” (Josué 14:6-11)

O tempo não mudou a postura nem a fé de Calebe. Muitos hoje deixam o tempo levar a sua fé. Eles não vêem a promessa acontecer e esmorecem, mas devemos aprender com o exemplo de Calebe, que esperou por 45 anos, mantendo a fé. O tempo é de Deus, e a nossa postura é crer e manter a fé. Mesmo que você esteja ficando mais velho, a fé renova as suas forças. Que o Senhor nos conceda a fé de Josué e Calebe, para que sejamos vencedores nessa vida!

Outro obstáculo a ser vencido é o desânimo, o desencorajamento. Isso ocorre muito quando vemos os outros prosperando, enquanto o mesmo não acontece na nossa vida. Essa é uma das grandes estratégias do Inimigo hoje, fazer com que as pessoas se desencoragem e achem que é inútil se manter nos caminhos de Deus. Não deixe que o desânimo faça com que você abra mão dos seus valores. Não permita que o seu conceito de vitória seja o mesmo do mundo. A sua vitória é em Deus.

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

“Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.” (Salmo 73:2-3)

“Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.” (Atos 27:25)

Tenha bom ânimo, não se desencoraje com a prosperidade aparente dos ímpios. Uma pessoa desanimada se torna refém das circunstâncias. Se você crê que Jesus é o Filho de Deus, essa é a fé que vence o mundo!

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (I João 2:14)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (...) Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” (Isaías 41:10, 43:1)

Outro obstáculo que temos que vencer é a fraqueza. Mas saiba que a alegria do Senhor é a nossa força para vencer a fraqueza. Não se deixe vencer, mas seja fortalecido pelo Senhor.

“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.” (Hebreus 11:24-34)

Eles tiraram força das suas fraquezas, pela fé. Qual tem sido a sua fraqueza? Deus te desafia a tirar forças dela. Não abra mão de ser um vencedor, não abra mão de ser feliz. Deus trará vitória sobre a sua fraqueza. Qual é o gigante que precisa ser vencido em sua vida?

“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21)

Que Deus nos abençoe.

Pra. Gislaine Flórido