Ouça esta mensagem

 

Perdas

21/08/2011


“Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses 3:7-11)

A vida cristã tem perdas e ganhos. Muitas coisas vão ficando pelo caminho. Mas não podemos perder o desejo de conhecer a Cristo, amar e abnegar, abrir mão de muitas coisas em favor de Cristo. Muitos falsos profetas hoje apontam para muitas direções, mas não para Cristo. Paulo foi perseguido por ser um verdadeiro cristão. Ele era um fariseu, e até isso ele perdeu. Deus permite que passemos por perdas, mas o importante é o que fazemos com essas perdas. Podemos pegar o caminho da oportunidade, que é a superação, ou o da revolta, que é o caminho perigoso, que pode nos afastar de Deus. Pessoas que possuem um coração quebrantado são as que passaram por perdas e as superaram. Paulo experimentou bastante do amor de Deus, e mesmo assim ele dizia que ainda precisava se esforçar muito para se aproximar da ressurreição dos mortos.

“Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.” (Marcos 10:20-30)

Este jovem ficou contrariado, assim como muitas pessoas hoje, que ficam contrariados com uma direção de Deus e saem da presença dEle. Tudo que você renuncia por amor de Cristo volta pra você 100 vezes mais, com perseguição.

“Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.” (Jó 42:1-3)

Jó teve que reconhecer seus erros, a sua justiça própria. E ele aceitou a justiça de Deus, mesmo sem compreender. Jô teve que reconhecer que seus questionamentos não levavam a lugar nenhum, e aceitar a direção de Deus. Depois que Jó reconheceu o seu erro, ele entrou no caminho da oportunidade, da superação. Você não deve conhecer a Deus apenas de ouvir falar, você precisa ter experiências com Ele, e isso envolve perdas, onde terá que tomar posições novas.

“E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” (Josué 1:1-5)

Muitas pessoas ficam paralisadas diante das perdas, mas Deus não permitiu que Josué ficasse parado por causa da morte de Moisés, ele teve que passar o Jordão, tomar uma atitude de fé. Que todas as perdas sirvam para amadurecimento, crescimento e tomada da terra prometida que Deus tem pra nós. Levanta-te e passa esse Jordão!

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido