Ouça esta mensagem

 

Coração Enganoso

07/08/2011


“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:5-10)

Colocar a sua esperança em qualquer coisa que não seja o Senhor constitui idolatria. O homem sempre nos frustrará. E o deserto é o lugar onde temos que depender completamente de Deus, é ali que Deus se revelará. O deserto também é um lugar de proteção, é onde são formados ministérios.

“Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos. (...) Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” (Eclesiastes 9:3, 8:11)

O coração do homem é teimoso. A diferença do determinado pro teimoso é que o determinado está no caminho de Deus, e o teimoso está no seu próprio caminho. Não confie no seu coração, busque a Deus para saber o caminho correto.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mateus 23:25-28)

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. (...) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” (Tiago 4:8, 1:6-7)

No coração do homem também há hipocrisia, iniquidade e malícia. A malícia também permeia o coração do homem, e isso traz muitas dúvidas.

“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.” (Marcos 7:21-22)

De tempos em tempos Deus leva seus filhos para o deserto a fim de tratar esses desejos que tentam dominar o seu coração.

“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hebreus 3:12)

Esse perverso coração de incredulidade é dado a quem endurece seu coração para a palavra de Deus.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” (Salmos 51:3-10)

Um coração renovado é criado conhecendo-se os seus pecados e se arrependendo deles. Confessando e deixando esses pecados Deus apaga isso do seu coração, e te dá um coração puro.

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36:26-27)

Seu coração é renovado quando há uma operação do Espírito Santo. Este espírito novo te dá disposição e alegria para buscar a Deus.

“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniqüidade?” (Jeremias 4:14)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido