Portas

24/07/2011


“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:7-8)

A igreja de Filadélfia era fiel e não negava o Senhor. Ela suportava a afronta do mundo e até das outras igrejas que não eram fiéis. O Senhor diz que, pra essa igreja, Ele abriria uma porta que ninguém mais fecharia. Na nossa vida também, se formos fiéis, Deus abrirá uma porta. Ele nos coloca diante de portas. Portas são lugares de transição, é onde passamos de uma situação para outra. Quando chegamos diante de portas é porque Deus quer fazer alguma coisa nas nossas vidas. O mundo espiritual também tem portas. Quando louvamos a Deus, por exemplo, as portas do Céu se abrem, e temos livre acesso ao Pai.

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus.” (Atos 3:1-9)

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9)

Aquele aleijado estava sempre à porta do templo, mas só pôde entrar depois que recebeu a Cristo. Moisés mandou o povo colocar a Palavra de Deus em suas portas, porque a Palavra iria abençoar a sua entrada e a sua saída.

“Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi a Harã; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” (Gênesis 28:10-17)

Os anjos de Deus ficam guardando as portas que Deus estabelece, e eles a cruzam para cumprir os propósitos do Senhor. Devemos pôr em ordem os nossos passos, como numa escada, para chegar nas portas de Deus. Mas não podemos parar na porta, precisamos entrar nelas, não podemos nos sentir indignos, como aquele aleijado. Nós temos o Espírito Santo, precisamos de intrepidez para entrar nas portas de Deus. Você precisa tomar essa decisão de entrar, chega de ficar na porta. Tome decisões com Jesus. No Antigo Testamento, os levitas tomavam conta da porta do templo. Hoje, nós é que precisamos guardar as portas de Deus, isso significa que devemos ser representantes, embaixadores de Cristo.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10:1-9)

O pastor carrega a responsabilidade de abrir as portas para as ovelhas, para que as pessoas entrem e se convertam, mas ele não deve ser o único. Os levitas, ou seja, nós, também podemos abrir essa porta, devemos ser porteiros da casa de Deus, para receber as pessoas que foram destruídas pelo diabo e permitir que elas cheguem a Jesus e sejam restauradas.
“E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:19)

“Este Selomite e seus irmãos tinham a seu cargo todos os tesouros das coisas dedicadas que o rei Davi e os chefes das casas paternas, capitães de milhares, e de centenas, e capitães do exército tinham consagrado. Dos despojos das guerras dedicaram ofertas para repararem a casa do SENHOR. Como também tudo quanto tinha consagrado Samuel, o vidente, e Saul filho de Quis, e Abner filho de Ner, e Joabe filho de Zeruia; tudo que qualquer havia dedicado estava debaixo da mão de Selomite e seus irmãos.” (I Crônicas 26:26-28)

Os tesouros da casa de Deus eram guardados pelos levitas. Hoje, nós devemos guardar os tesouros de Deus, que são a Sua Palavra. Deus está nos trazendo nesses últimos dias diante de portas.

Que Deus nos abençoe.

Alexandre Ramos de Oliveira