Ouça esta mensagem

 

Caminhando na Fé

05/06/2011


“Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.” (Gálatas 5:6-8)

Existem muitas coisas que, com o passar dos anos, perdem a importância para nós. Começar é mais fácil do que permanecer. Os gálatas começaram muito bem no evangelho, mas depois eles passaram a discordar uns dos outros sobre questões menores. Paulo, um homem já maduro na fé, diz pra eles que isso não importava, o que importa é a fé, que opera pelo amor. Paulo chama a atenção deles, que corriam tão bem na fé, mas que deixaram de lado as questões principais.

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” (II Timóteo 2:4)

Quando aceitou Jesus, você se alistou na guerra espiritual, e não pode mais se embaraçar com as coisas dessa vida. Paulo adverte Timóteo que ele deveria estar com os olhos na missão, e não nas circunstâncias. Nós, assim como ele, não devemos nos embaraçar com as coisas dessa vida.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)

Existem embaraços que impedem a nossa corrida na fé. Muitas vezes você faz a obra de Deus e não vê resultado, mas não podemos nos prender nisso, nem desanimar. Os resultados pertencem a Deus, e a nós cabe cumprir a nossa missão na fé. Temos que deixar tudo que impede a nossa carreira.

“Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu SENHOR por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.” (II Reis 2:1-14)

Deus queria tratar Elias através de Eliseu, pois ele era um homem muito solitário e independente. Elias não se deixava embaraçar, o que Deus dizia ele imediatamente fazia. Deus queria que ele ensinasse isso a Eliseu, a não se deixar prender às circunstâncias. Eliseu não abriu mão de Elias, porque ele sabia que ainda não estava pronto. Ele sabia o que ele queria de Elias. Assim como ele, você tem que saber o que Deus quer de você. Estava sendo criada uma aliança entre Elias e Eliseu, e Eliseu não ia largar Elias até que ele estivesse pronto, não importavam as circunstâncias. Para conseguirmos algumas coisas em Deus, precisamos cumprir a nossa carreira até o fim, não podemos desfalecer. Na sua caminhada de fé, Deus sempre vai usar alguém pra te instruir e vai te usar pra instruir alguém. Depois que Elias foi levado por Deus, Eliseu passou o Jordão sozinho, e foi aprovado por Deus.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido