Ouça esta mensagem

 

A cruz de Jesus

01/05/2011


“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.” (Isaías 53:1-12)

Jesus padeceu pelas nossas iniquidades, e essa é a base do cristianismo: a cruz de Cristo. Jesus foi ferido pelos nossos erros, mas nós ainda ferimos Jesus hoje com os nossos pecados. As feridas de Jesus na cruz são seis, e cada uma delas tem um significado.

1) Jesus foi esmurrado no rosto: feridas na identidade. Cada vez que você fere a identidade de alguém, você esbofeteia Jesus.

2) Jesus foi duramente chicoteado: feridas na integridade do corpo. Corrupção, adultério, vício, pornografia, tudo que você faz contra o corpo fere a integridade de Jesus.

3) Jesus recebeu uma coroa de espinhos cravada na sua cabeça: feridas na autoridade. Toda vez que você fala contra uma autoridade qualquer, você está cravando uma coroa de espinhos na cabeça de Cristo.

4) Jesus recebeu cravos em suas mãos: feridas na amizade e na lealdade. Toda vez que você quebra uma aliança, um acordo, toda vez que você fala de uma pessoa, você fere a lealdade, e prega as mãos de Jesus novamente.

5) Jesus recebeu cravos em seus pés: ferida no apoio, no sustento do corpo. Quando você não entrega o dízimo e a oferta, você fere o sustento da Casa de Deus. Quando você desrespeita seus pais, você fere o seu próprio sustento.

6) Jesus foi ferido no seu lado: feridas na cumplicidade. Essa é uma ferida muito comum entre casais e entre ovelhas e pastor.

Ainda existiu uma sétima ferida que quiseram fazer, mas Deus não permitiu. Era comum os crucificados terem seus ossos quebrados, para morrerem mais rápido. Mas quando foram quebrar os ossos de Jesus, viram que ele já estava morto, e não quebraram. Deus não permitiu isso porque ossos quebrados significam divisão, e essa é uma ferida que Deus não tolera. A unidade do Corpo de Cristo não deve ser desfeita.

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.” (Ezequiel 37:1-6)

Jesus ressuscitou íntegro, porque a vida do Corpo de Cristo Deus não permite que seja tocada.

“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.” (Lucas 23:46)

Jesus entregou pra Deus algo que não tinha sido tocado, algo íntegro, que era puro e santo. O corpo estava destroçado, mas o espírito estava intocável. O Espírito de Deus é intocável, e é esse Espírito que irá transformar o nosso corpo. Deus quer que você seja tirado da cruz com seu corpo morto, mas com o espírito vivo.

Que Deus nos abençoe.

Adailton França