Canalize sua esperança em Deus

20/03/2011


“A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” (Isaías 40:25-28)

"O Senhor não se interessa pela minha situação?" Esse é o murmúrio da desesperança, que está tão forte nos nossos dias. O mundo jaz no Maligno, e por isso são muitas as preocupações, decepções, ansiedades, frustrações, inquietações, etc. Hoje somos bombardeados pelos medos, temos preocupações a tempo e fora de tempo, e o resultado disso tudo é a desesperança. Todos esses sentimentos nos levam a crer que estamos sozinhos. A desesperança nos leva a crer que o Senhor não se interessa pelo que estamos passando. Esses sentimentos nos levam a nos isolar dos homens e de Deus.

Mas você não está sozinho, Deus não te abandonou, Ele está com você, mesmo que você não perceba. Precisamos aprender a lutar contra os nossos sentimentos, entregá-los ao Senhor, para que esses sentimentos não nos afastem de Deus, precisamos aprender a canalizar a nossa esperança.

“Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:29-31)

Aquele que tem esperança em Deus terá as suas forças renovadas. Onde você tem colocado a sua esperança? Canalize a sua esperança no Senhor, o seu problema com certeza é menor do que o seu Deus.

Para canalizar a esperança em Deus, é preciso:
1) Ver Deus como seu Pai.
2) Ter a convicção de que o seu Pai nunca te deixará. (“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” - João 14:18)
3) Ver Deus como um Pai amigo, e não como um senhor. (“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” - João 15:15)
4) Conhecer a vontade do seu Pai.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel. Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana. Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.” (Isaías 41:10-18)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Fernando Erthal