É Tempo de Frutificar

05/03/2011


“Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas.” (Judas 12)

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gênesis 49:22)

O primeiro texto fala de uma árvore morta, e o segundo fala de uma árvore viva, produzindo muitos frutos. Que tipo de árvore nós temos sido? Você tem tido ousadia de estender seus ramos para onde o Senhor está te mostrando?

“EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:1-16)

As vinhas eram plantadas em lugares altos, para que a raiz não apodrecesse, e eles pudessem ver os seus frutos. Jesus é a videira, e nós os seus ramos. Quem tem sido a sua videira? Em quem você tem buscado forças, direção e revelação para a sua vida?

“Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.” (Ageu 1:10-11)

Se você não está ligado à Videira, a sua terra não produz os frutos necessários. Você está ligado em Jesus ou na sua própria causa?

“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:4-5)

“Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.” (Oséias 14:8)

A palavra "Efraim" significa frutífero. Eles se achavam autossuficientes, mas Deus diz que era Ele quem dava esses frutos para Efraim. Você não pode soltar a Videira, não importa o que o mundo e o diabo digam, não a solte. José não estava disposto a agradar o homem, mas ele estava ligado na Videira, e seu desejo era agradar a Deus. Ele dava muitos frutos. Hoje temos um conceito errado de frutos, mas a verdade é que fruto é comprometimento com a Videira. Da Videira sai a seiva que traz vida, libertação e transformação para as nossas vidas. É ela que liberta tudo aquilo que impede o novo de Deus pra você. E, se você já está ligado na Videira, seus ramos precisam ir adiante, precisam ser estendidos para alcançar os lugares que Deus tem pra você. É preciso dar frutos. Que ramo você tem sido?

Que Deus nos abençoe.

Carlos Alexandre Santos