Ouça esta mensagem

 

Amor

27/02/2011


“Mas ele se indignou, e não queria entrar.” (Lucas 15:28)

Você pode passar a vida toda indo em uma igreja e não se envolver com ela, não se comprometer com os irmãos. Muitos têm medo de se envolver, por causa de decepções passadas. Você pode ter decepções sim, mas isso não pode te impedir, você precisa estar disposto a amar.

“E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gênesis 4:6-9)

Deus queria saber o que estava no coração de Caim, mas ele não queria saber de seu irmão. Jesus disse que se uma mão padecer, todo o corpo de Cristo padece. Essa fuga do envolvimento está muito comum hoje, as pessoas vão de igreja em igreja procurando aquilo que eles querem ouvir, sem compromisso com o corpo.

“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” (Provérbios 17:17)

Igreja é formada em tempo de lutas, de angústia, de perdas. Igreja é compromisso, é comprometimento um com o outro, isso é amor. Quando você não se compromete, você não ama, e esse é o perfil dos últimos tempos. Se você foi traído, Deus precisa tratar isso na sua vida, mas você não pode se isolar. As pessoas hoje estão procurando ganhar mais dinheiro, cuidando da sua própria vida. É preciso se lembrar que Jesus disse que quem quiser salvar a sua vida irá perdê-la.

“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.” (Cânticos 8:7)

“E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.” (Marcos 4:18-19)

“E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. (...) Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.” (Lucas 15:13,28-30)

Esse texto está falando dos dias de hoje. Filhos que não se importam com os pais nem uns com os outros. Ele queria a promessa, não queria o pai. Muitos fazem a mesma coisa com Deus. Isso não é amor, é interesse. Aquele filho mais velho se achava injustiçado, mas o problema estava nele, pois ele também não amava seu irmão. Cuidado com esse legalismo, de achar que você cumpre todos os mandamento, porque você pode estar quebrando um dos principais, que é o amor.

“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2:15-17)

“Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (...) Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (I João 2:9-11,15)

O materialismo é uma praga, se você não tomar cuidado, você vai só trabalhar pra ganhar dinheiro e cuidar de si mesmo, esquecendo-se do amor.

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. (...) No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João 4:7-11,18-21)

Que Deus nos abençoe.

Pr. Luiz Cláudio Flórido