O terceiro dia

09/01/2011


Deus está nos dando uma direção nova. Desperte, pois há algo novo de Deus para a sua vida. O nosso Deus é um Deus de novidades. Jesus salvou a mulher que estava prestes a ser apedrejada e a deu vida nova, deu a ela a possibilidade de começar de novo. Ele tem algo novo para as nossas vidas também. Moisés achou que já tinha visto todos os sinais de Deus no Egito, mas, ao se deparar com o Mar Vermelho, Deus fez algo novo pra ele. Você está esperando as águas serem agitadas, mas Deus tem algo novo pra você também. A novidade de Deus está por vir. Algumas pessoas têm se alinhado ao tempo de Deus. Se você não está, precisa buscar esse alinhamento.

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse. Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.” (Isaías 40:1-10)

Estamos vivendo um momento de transição na igreja de Cristo. Estamos saindo do segundo dia e indo para o terceiro dia. Havia uma unção sobre o profeta Isaías que o dava o conhecimento dos tempos de Deus. Se você conhece o tempo, você sabe como agir em cada situação. Existem dois tipos de tempo: chronos, o tempo do relógio e do calendário, e kairos, que é o tempo determinado por Deus para fazer algo específico. O tempo chronos e o kairos devem estar alinhados na nossa vida, para andarmos segundo a vontade de Deus, para sabermos quando temos que agir. O conhecimento dos tempos é uma unção que você também pode ter.

“E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens.” (I Crônicas 12:32)

Esses homens eram conhecedores do kairos de Deus, e eles eram consultados sobre o que Israel deveria fazer. Havia uma unção profética sobre eles. Que sobre a sua vida venha esta mesma unção, que o faça conhecer o tempo de Deus. Essa unção virá sobre a igreja no terceiro dia. Esse é o tempo em que as organizações humanas da igreja serão quebradas.

“E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.” (Lucas 21:5-6)

O ser humano é sempre levado a buscar uma liderança humana, mas a igreja que surge no terceiro dia é uma igreja renovada, cujo rei é o Senhor.

“Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade.” (Amós 9:11)

“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.” (Oséias 6:1-4)

A igreja que entra no terceiro dia foi despedaçada porque faltou o amor. Mas é chegado o terceiro dia, o dia da restauração, da ressurreição da igreja de Cristo, e viveremos diante dEle!

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Romanos 13:11)

“Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.” (Isaías 40:4)

A igreja do terceiro dia é uma igreja nivelada, o vale será nivelado, e haverá perfeita comunhão na igreja. O céu e a terra serão realinhados, o chronos e o kairos. Nós precisamos entrar nesse alinhamento.

“E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.” (João 1:51, 2:1-12)

“Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” (II Pedro 3:8)

Veio um vinho novo de Deus para a igreja no terceiro dia. Estamos entrando num tempo de restauração de Deus, e essa restauração virá através do derramamento de um vinho novo.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)

A igreja no terceiro dia conhece e busca o conhecimento, não traz o sentimento de que já sabe de tudo e que não precisa aprender mais nada. Prossiga em conhecer o Senhor, busque o conhecimento de Deus sempre. Discípulo é alguém ensinável e que está sendo ensinado. Se você não está mais disponível para ser ensinado, não pode se considerar um discípulo.

“Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo.” (Isaías 40:6)

A interseção e a adoração movem esse alinhamento chronos-kairos, trazem esse alinhamento para a nossa vida.

Que Deus nos abençoe.

Carlos Alexandre Santos